quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Homens, entendam uma coisa...



Esses dias estava lendo uma frase que uma amiga minha postou no face  e que muito me marcou, assim como me fez refletir, tamanha simplicidade e tamanha realidade.
A frase era a seguinte:
“Sabe aquela mulher super equilibrada, que nunca te cobra nada, super segura, nada ciumenta e calma? 
Ela tem outro!”

Parei por um segundo e refleti sobre essas palavras tão maravilhosamente simples porém completas.
Então pensei em escrever algo que talvez nunca tenha sido dito para os homens, ou mesmo que já tenha, é algo que eles simplesmente não aceitam.  Mas eis que aqui está a verdade: mulher quando se importa, cobra! Cobra presença, cobra carinho, cobra segurança, cobra declarações, cobra cuidado.  Se ela não está te cobrando, é porque ela está cobrando de outro, ou suprindo-se de várias partes indecisas até que um decida ser dela por inteiro.
Mulher quando ama reclama, mulher quer estar junto, mulher quer atenção, mulher quer elogio, mulher quer acreditar que é única, mulher quer mais que só corpo, mulher quer ser ouvida, mulher quer e é sentimento.
Quando uma mulher cobra sua presença ou sua atenção, pode ter certeza que é ela dizendo: “olha, eu estou querendo você, você, não outro, eu estou precisando de você, eu não quero querer mais ninguém (um alguém que pode até já existir, por sinal), preste mais atenção em mim, não me deixe escapar!”
Mas não, o homem não entende, e diz: não quero cobrança, quero um relacionamento light, cada um precisa ter sua vida independente.
Tá bom, então.  Depois não reclame.

Mulher tenta.
Mulher tenta mesmo.
Se humilha, chora.  As amigas criticam: você é cega? Esqueça esse homem!  Mas a mulher continua, prendendo-se às promessas imaginárias, virtudes maximizadas, à esperança do “água mole pedra dura” funcionar pra ela também.  Mulher chega ao fundo do poço.  Aí diz: nunca mais, entendeu?, mas passa um tempo e lá vem ela, ela que chega a abandonar a si mesma, seus conceitos, seu orgulho, ela que esquece quem é, o que merece, de novo, tentando de novo, esperançosa, até o fim, até o fim mesmo.  Ela cava um pouquinho mais do fundo, mesmo sendo em vão.  Mas ela tenta.

Aí um dia, um deles- geralmente o mais egoísta de todos- chega e diz: “você precisa se dar mais, sem cobrar tanto em troca, não espere tanto dos outros.”
Poupe-nos, meu caro!
E aí vem uma luz lá de cima e enfia na cabeça dela: caridade se faz é para crianças carentes, lar de idosos e doentes sem assistência!  O resto, meu querido, tem que ser recíproco, porque relacionamento é uma troca, uma soma, nada, absolutamente nada de se dar sem receber!
Isso se chama ser idiota.
E isso, minha gente, para uma mulher é se desvalorizar demais.

Até uma garota de programa que está ali pra uma horinha somente de prazer, cobra.
Imagine nós, que queremos um relacionamento: entregar a vida, a companhia, os sonhos, o que há de melhor nosso lá dentro.

Então a mulher se sente esgotada.  Esgotada de ser um saco de pancada, de tanto procurar e tanto se dar e de tanto compreender, em vão, sem que a recíproca seja verdadeira.
E ela sofre, sofre mesmo, por tudo perdido, pelo tempo, pelos planos, mas principalmente por ter perdido o homem que ela gostava, e a quem quis, a todo custo, se dedicar.
Porque mulher se dedica.

Até esse momento- quando ela se cansa e desiste de você.
E tudo que você pediu, para ela não ligar tanto, não lhe cobrar tanto, não lhe encher tanto, vai acontecer.  Mas vai acontecer porque agora ela lhe vê diferente, porque agora você não é mais prioridade, porque agora, com certeza, há alguém com mais carinho e mais atenção do lado dela, tentando fazer o que você não soube.

Homens, entendam uma coisa: uma mulher conquistada é aquela que sente bem tratada e segura. Essa, sim, não vai te abandonar nunca.  E vai te entregar o coração de bandeja... Joguinhos de conquista, desprezo e maltrato só funcionam se ela for mais vazia que você.  E, se ela não for, e mesmo assim aceitar, feliz, pode ter certeza: ela está muito na sua frente, junto com outros bem melhores que você.

A mulher, quando se cala, e não te cobra mais nada é porque algo lá dentro morreu, morreu mesmo e agora já não há o que fazer.
Conseguir um homem bom, bonito e bem intencionado é difícil, mas ainda mais difícil hoje em dia é conseguir uma mulher decente, gente boa, bonita e que te faça rir, sem interesses, somente por amor.  Então, se você tem uma dessas, levante a mão para o céu e agradeça, agradeça mesmo cada cara emburrada que ela faz por saudade ou por ciúme, agradeça enquanto ela faz TANTA questão da sua presença e do seu amor, porque quando ela acreditar que acabou e se calar, é porque acabou mesmo, siga a sua vida, porque ela já seguiu com a dela há tempos.

Amor é poesia, é bem estar.  Mas amor não é fácil, nem de se achar muito menos de se manter, não vai cair do céu ou acontecer como milagre...  É um grão, na colheita da vida, que como qualquer outro, precisa ser cultivado, é preciso atenção e disposição para dar certo.  Amor, acima de tudo, é uma troca de coisas boas, é dar e receber, para que os dois consigam se sentir mais felizes.
Os dois!

Amar é tentar conquistar, todo dia e a cada dia mais.
E não é fácil.
Mas quando é recíproco e só quando é recíproco vale a pena.
Ah, se vale...

Escrito em 05.10.12

Nenhum comentário:

Postar um comentário