sexta-feira, 15 de maio de 2015

METÁFORA DO GOLFINHO, DA CARPA E DO TUBARÃO


Na atualidade as pessoas estão se importando cada vez mais com os relacionamentos, com a necessidade de trabalhar as habilidades de persuasão, seja para o trabalho junto às empresas ou até mesmo para a vida pessoal.
Para podermos trabalhar bem nossas atitudes, é necessário uma análise de nossa personalidade e observar a nossa postura diante dos outros e como agimos diante das dificuldades.
Esse espaço é para que você possa fazer análise de seus comportamentos diante de situações difíceis. Para tanto você fará uma comparação de suas atitudes com as atitudes de três animais: a Carpa, o Tubarão e o Golfinho.
CARPA: A carpa é um peixe pacato, quando atacada por outro peixe ela não reage e nem sequer desvia-se. Fica nadando pelo mesmo lugar esperando até que é atacada outra vez, até ser destruída.
Sua filosofia de vida: Acredita na escassez e para parar de sofrer ela se sacrifica. Na prática evidencia o perde-ganha. Prefere perder para que o outro possa ganhar
Se comparada com uma pessoa, a Carpa sempre cede, recua. Em situações de crise, se sacrifica, pois não possui forças para permitir que os outros se sacrifiquem.
TUBARÃO: O Tubarão tem um comportamento totalmente diferente da Carpa. Ele é agressivo, feroz, descarrega sua fúria em quem lhe atravessa o caminho, mesmo quando não provocado.
Sua filosofia de vida é: Acredita na escassez, por isso se previne. Que falte para o outro e não para ele. Assim, segue no princípio do ganha-perde. Ele tem que ganhar sempre, e não se preocupa com o outro que perde.
As Carpas são as vítimas preferidas dos tubarões, pois elas não reagem. Com as demais ele tenta vencer, caso não consiga, tenta juntar-se a elas.
GOLFINHO: O Golfinho possui comportamento diferente do Tubarão. É amável. Todavia, se atacado, reage. Ajuda as Carpas e avança contra seus atacantes.
Nas empresas, quando o Golfinho está liderando, ele procura descobrir e manter as pessoas com talento. Isola a Carpa, evita o Tubarão e promove outro Golfinho.
O Golfinho acredita na escassez e na abundância. É astuto. Muda de comportamento, de forma rápida e estratégica quando não consegue seus objetivos.
Por isso, preza pelo ganha-ganha. Para ele, todos podem ganhar. Diz a verdade e sabe ouvir. Está sempre aberto para o futuro, é um visionário, um pensador pragmático.
PERGUNTA: Agora, após leitura e reflexão sobre as ideias apresentadas, estabeleça ligação com seus comportamentos persuasivos em suas relações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário