segunda-feira, 11 de maio de 2015

A SÍNDROME DA PRESSA


Fonte: Portal Educação
O apressado age de forma não planejada e rápida.
O excesso de trabalho, a falta de planejamento, a incapacidade de dizer não, a rapidez da comunicação, a utilização excessiva de tecnologias fazem com que as pessoas iniciem algumas tarefas e, no decorrer de sua execução, parem para realizar outras.
Ao final do dia se olharmos efetivamente para o que concluímos, poderemos ter uma surpresa desagradável. Muitas tarefas estarão inacabadas. E no dia seguinte cometemos o mesmo erro.
Organizar e aprender a planejar as atividades dentro de um determinado período de tempo são fundamentais para evitar a síndrome da pressa. Podemos falar neste momento em qualidade de vida quando nos livramos da síndrome da pressa.
Estamos falando da síndrome da pressa, mas podemos fazer uma comparação muito interessante com a velocidade. Sabe qual a diferença entre ser veloz e ser apressado?
Para ilustrar e facilitar o entendimento do que é ser veloz, vamos pensar em uma corrida de distância, em que o atleta, ao dar a largada, poderá imprimir mais ou menos velocidade dependendo do planejamento realizado. Nessa situação estará agindo de forma assertiva e será considerado um corredor veloz.
Já para a pressa podemos citar o exemplo de uma maratona em que, ao largar, o atleta busca imprimir muita velocidade e no meio ou no final da corrida não tem pernas para vencer a maratona. Ele utilizou-se da pressa, ou seja, tentou fazer o percurso de forma não planejada e rapidamente.
O apressado age de forma não planejada e rápida, não cuida dos detalhes e atropela os fatos. Já o veloz planeja a forma como pretende executar uma determinada tarefa ou atividade.
Essa é a diferença. No mundo moderno temos que ser mais ágeis, rápidos e velozes. Não tem lugar para o apressado.
Também podemos pensar que a pressa nos torna menos produtivos, pois agimos muitas vezes pela pressão e de forma desordenada. A velocidade é positiva e a pressa é negativa.
Após apresentar a diferença entre ser veloz e ser apressado, vamos questionar: onde nos enquadramos? Se formos apressados, é importante observarmos o que foi dito anteriormente e revermos algumas atitudes e ações do nosso dia a dia. O desafio é ser veloz sem ser apressado.
Vamos listar alguns sintomas de pessoas que são apressadas:
• Sentir sempre que está perdendo tempo.
• Sentir que o tempo nunca é suficiente.
• Não desfrutar de momentos de lazer.
• Começar a fazer várias atividades ao mesmo tempo.
• Ter dificuldades para se concentrar.
• Irritar-se com atrasos.
• Não suportar esperar. Impaciência.
Após ler sobre a síndrome da pressa, devemos perceber se padecemos desses sintomas. Se for o caso, devemos procurar planejar adequadamente as nossas atividades.
Respeitar o relógio biológico e o tempo disponível para execução, além de trabalhar dentro de um horário previsto.
Dicas:
• Não se torne escravo do tempo.
• Diminua a velocidade e aproveite a vida antes que ela passe.
• Qualquer um pode mudar seus costumes.
Para isso:
• Procure dosar as atividades.
• Não tente fazê-las com pressa excessiva.
• Procure ter disciplina em todas as atividades. Faça dela um hábito permanente.
Lembre-se de ter atitude e acreditar que é capaz de organizar o seu tempo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário