sexta-feira, 12 de junho de 2015

5 Dicas para criar intimidade em seu relacionamento amoroso – A Dica 4 é a melhor

Dica 1) Lembre-se do passado

Em relacionamentos mais longos é comum que a intimidade possa decair com o tempo em virtude da rotina. Lembrar o passado é tão simples quanto responder a perguntas como:
– Como vocês se conheceram?
– O que mais te atraiu nela / nela?
– Aonde vocês iam no começo?
Uma forma também muito interessante é dar uma boa olhada nas fotos deste começo. Na grande maioria dos casos, responder as perguntas e ver fotos antigas traz de imediato a sensação do começo, o que, por si só já e útil para animar os sentimentos e motivar a mudança de comportamento. Comece lembrando-se do começo, do bom começo.

Dica 2) Faça algo especial

Esta segunda dica é praticamente uma decorrência da primeira. Fazer algo especial, entretanto, não precisa ser planejar uma viagem para Paris ou comprar um presente caro. Pense no que é especial como uma música, um bombom, um perfume, um filme. Pequenos detalhes e pequenos gestos muitas vezes terão mais efeito de trazer o sentimento de intimidade do que planos elaborados e dispendiosos.
Um outro jeito de pensar em fazer algo especial é considerar o que você pode fazer para que a outra pessoa se sinta especial… afinal, cada pessoa sente-se especial de uma maneira. Alguns gostam de ser bem recebidos quando voltam para casa, outros gostam de ser elogiados por uma atividade cotidiana como cozinhar e outros apreciam a lembrança de uma ligação, de um bom dia.

Dica 3) Tenha honestidade e abertura para ser e dizer

Muitas pessoas compartilham tudo o que pensam e sentem nas redes sociais. Embora isso possa ser um exercício válido para criar relacionamentos virtuais, na maioria das vezes, as pessoas não querem ou não se interessam por saber de tudoo que os seus amigos estão vivendo.
De toda forma, é sempre bom deixar um espaço de intimidade reservado apenas para o seu relacionamento. Como diz Marisa Monte: “o meu melhor amigo é o meu amor”, o que é também uma ótima forma de definir a intimidade.
Sendo assim, procure reservar detalhes especiais para a pessoa com quem você está, como uma área secreta de suas vidas destinada e acessada apenas por vocês.

Dica 4) Demonstre real interesse

Para criar intimidade, ou recriar, uma das formas mais simples e certas é demonstrar interesse no que para si não é tão interessante. Por exemplo, pode ser que você não goste de vídeo-game ou de motos ou futebol ou de esmaltes ou tipos de sapatos… Mas quando você demonstra real interesse, você está se aproximando e a tendência é que a outra pessoa também faça o mesmo no futuro com o que você gosta.
Querer que a outra pessoa goste sempre do que você gosta é uma limitação que pode vir a ser extremamente sufocante e que, no final das contas, faria com que não houvesse nenhuma aprendizagem.
Quer dizer, ao estar junto com o parceiro(a) e compartilhar uma parte do seu mundo, você estará enriquecendo o seu. Se eu não tenho nenhum apreço por comida japonesa e a outra pessoa tem, porque não aprender o que é tão gostoso na comida oriental e enriquecer a minha visão de mundo?
A ideia, então, é ouvir, acompanhar, estar junto também no que não é a nossa praia.

Dica 5) lembre-se do porque você gosta dele/dela

Segundo a psicologia cognitiva, o que muda em um relacionamento com o tempo não é tanto o jeito alheio, mas a interpretação de cada um sobre o comportamento do outro.
Por exemplo, no começo ser pontual pode ser um ponto a favor. Passado um tempo, a pontualidade e a sua exigência pode vir a ser interpretada como irritante ou até insuportável. Portanto, lembre-se porque você gosta da pessoa com quem está e porque as suas características são desejáveis. Porque foram desejáveis no começo? Você sentia que estas características te completavam? Você conseguiu viver um outro lado de você mesmo que você não tinha vivido ainda?



Nenhum comentário:

Postar um comentário