domingo, 9 de junho de 2013

Com quem andas?


 Quem já não ouviu a mãe dizer que é para ter cuidado com suas companhias?
Ou o pai ficar apavorado por saber que esta andando com sicrano ou fulano?
E quem não conhece o ditado: “Diga-me com quem andas que te direi quem és”?
Será isto verdadeiro? Será que faz sentido?
... Há os que creem fervorosamente que sim e os que dirão não, que cada um faz o que quer, que tem personalidade própria e não é influenciado por quem esta em volta.
Bem vejamos: cada um tem sua personalidade, pensamentos e opiniões. E só se pode influenciar quem esta aberto para tal. Sendo assim, escolhemos com quem andar baseados nesta mesma premissa, ou seja no que creio, penso e quero partilhar, mesmo que tudo isto seja inconsciente.
Contudo, aqui é que mora o perigo, pois quem esta ao lado é um reflexo do que há dentro de mim. Não é o grupo quem influencia e sim minhas emoções que me fazem andar com aquela ou outra pessoa. O grupo pode potencializar um comportamento, porem não se engane, este já tinha raiz em mim, já era existente e pulsante. Mesmo que eu não me desse conta disto anteriormente.
Por isto, de tempos em tempos é saudável fazer uma avaliação de como estamos levando a vida. Fim de ano é um ótimo momento para isto, parece até estar implícito que se faça tal balanço. Durante esta avaliação cabe olhar as pessoas que nos rodeiam, não para julgá-las e sim para pensar no que me atrai, no que me impele a estar junto e, principalmente, no que sou ou não parecido. Muitas vezes criticamos do outro aquilo de que somos idênticos. Não percebemos que fazemos igual, que também somos daquela maneira. Pensar nos atos dos últimos tempos, ver o que se intensificou, o que aumentou e se questionar onde isto começou, de que raiz isto provem? Não foi o outro quem influenciou, no máximo só potencializou. Mas por que? O que estou buscando com tal conduta? O que desejo encontrar, conseguir ou me libertar?
O problema não são os amigos e sim o que esta dentro de nós. Porem olhar em volta pode ser um bom termômetro para entender como temos levado a vida. E é neste momento que o ditado se torna verdadeiro, só escolhemos andar com quem somos parecidos, caso contrario será repelido.
DIGO E REPITO:
Eu não compactuo com o BANDO da hipocrisia,Ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário